Vigência: 2020-2021
Resumo: Tratar o diabetes está centrado em prevenir ou retardar complicações e manter a qualidade de vida, na qual requer o controle da glicemia e gerenciamento dos fatores de risco, com abordagem centrada no paciente e promoção de atividades de autocuidado. A educação atua como parte fundamental do tratamento do Diabetes Mellitus (DM), principalmente por se tratar de uma afecção crônica, e considerar que grande parte do sucesso do tratamento é construído pela auto-responsabilização e conscientização.
A necessidade de um plano educacional e de conscientização efetivo é essencial para o controle da doença e melhora da qualidade de vida do indivíduo. Diante disto, o uso da tecnologia pode representar uma oportunidade de tornar mais relevante à educação alimentar e o aconselhamento relacionados ao diabetes, principalmente devido a praticidade e acessibilidade no fornecimento de suporte de autocuidado contínuo e promoção da saúde.
Ao implementar um programa de conscientização, o uso de celulares atua como uma ferramenta rentável e acessível. Os celulares têm permitido o uso de aplicativos em educação na saúde, voltados para tratamento, controle e prevenção de determinadas doenças, e, portanto, têm viabilizado benefícios significativos à saúde.
Deste modo, o objetivo do projeto é desenvolver um Aplicativo Tecnológico para Recomendações Nutricionais e em Saúde baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira, como Estratégia de Educação Nutricional para pacientes diabéticos.