Uso de Técnicas de Aprendizagem de Máquina aplicadas no Diagnóstico de Patologias Renais

Vigência: 2019-2020

Resumo: A interpretação de imagens de tecidos e células em uma resolução maior do que o olho humano nu é o cerne da patologia. Durante muito tempo, o microscópio foi o único instrumento disponível para isto, fornecendo imagens com aumento da resolução por óticas cada vez melhores.
Durante as ultimas décadas, a forma de visualizar a patologia mudou gradualmente pela introdução de câmeras digitais que produzem imagens fixas e câmeras de vídeo montadas no microscópio que permitem a análise ao vivo das lâminas.
Estas imagens estáticas ou dinâmicas podem ser transferidas por meio de conexões de rede para locais remotos a ser avaliado por outro patologista, comumente chamado telepatologia. Existem ainda escâneres de laminas que produzem imagens integrais de slides (WSI – Whole-Slide Imaging, também chamados de lâminas digitais ou virtuais) combinando as vantagens de imagens de câmeras ao vivo (acesso de lâminas inteiras) e câmeras digitais (alta resolução).
WSI são exploradas usando um visor de imagens, permitindo que o exame de lâminas digitais tenha algumas vantagens quando comparada à análise por um microscópio convencional. Primeiro, as WSI podem ser exploradas em diferentes ampliações. Em segundo lugar, a movimentação das lâminas em qualquer sentido é possível. Em terceiro lugar, alguns scanners permitem a digitalização de mais de um plano de foco, assim permitindo uma resolução melhor.
A biópsia renal é o padrão ouro no diagnóstico de doenças renais. Isso implica na presença do patologista especialista e estrutura laboratorial adequada, potencializando as diferenças de acesso e impactando na condução do paciente Os exames de imagem ajudam a localizar a lesão, quando esta é a patologia renal a ser ivestigada, e são extremamente úteis para determinar a extensão da doença, auxiliando no estadiamento de neoplasias malignas renais.
Neste cenário, métodos computacionais para processamento e análise de imagens de lesões em diversos órgãos têm sido estudados e desenvolvidos para auxiliar os profissionais da área médica. Esses métodos pretendem possibilitar ao profissional uma facilidade e rapidez em relação ao diagnóstico da patologia através da interpretação de imagens médicas. Neste projeto é proposto um método computacional visando auxiliar os médicos patologistas no diagnóstico de lesões renais (neoplásicas e não neoplásicas) por meio de imagens de lâminas do arquivo de instituições que realizem biópsias renais na rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *