Descoberta de Conhecimento através de Métodos de Aprendizagem de Máquina Simbólicos aplicados ao Ensino a Distância da Universidade Federal do Piauí

Aluna: Aline Montenegro Leal Silva
Dissertação de Mestrado

Resumo: Os cursos superiores na modalidade a distância tiveram um grande crescimento quantitativo na última década. Frente a esse crescimento, surge a preocupação com a qualidade do ensino e consequentemente com a performance acadêmica dos alunos. Com o intuito de identificar os perfis dos estudantes dessa modalidade educacional, especialmente dos cursos de Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação e História, o presente trabalho propõe um processo de descoberta de conhecimento através de métodos de Aprendizagem de Máquina (AM) supervisionados aplicados ao ensino superior a distância, mais especificamente à base de dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), cujos registros foram coletados nas duas últimas entradas do vestibular da Universidade Aberta do Brasil, as quais ocorreram em meados de 2014 e no início de 2017, respectivamente. Neste processo de descoberta de conhecimento, realizou-se a identificação de perfis a partir de uma correlação entre o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e os aspectos sociais desses alunos. Foram utilizados três algoritmos de Aprendizagem de Máquina supervisionados com o paradigma simbólico: J48, RandomTree e SimpleCart. Observou-se que o J48 obteve a melhor performance dentre os algoritmos aplicados, exibindo regras de produção bastante concisas que melhor representam a correlação do IRA com os demais atributos. Os perfis descobertos tendem a auxiliar os gestores do sistema de educação a distância na tomada de decisões em relação a melhorias no processo de ensino-aprendizagem já que, através da mineração de dados, teve-se uma ideia do desempenho do aluno, ao mostrar que a deficiência acadêmica possui correlações com aspectos sociais. A partir dessas informações é possível definir-se estratégias diferenciadas em relação a esses alunos.

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